Autoavaliação e Planejamento Estratégico

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFAR) da UFES foi criado e iniciou seu funcionamento no primeiro semestre de 2014 já inserido em um programa de autoavaliação e planejamento estratégico conduzido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) chamado PROPOS. Conforme proposta da PRPPG, o PROPOS tem como objetivo a melhoria gradual do conceito CAPES dos programas através da implantação de planejamento estratégico com auxílio de consultor externo (detalhamento aqui).

Nesse sentido, no período de 2014 a 2019, o PPGCFAR recebeu visita in loco de consultores da área (2014), do vice-coordenador da área, Prof. Armando da Silva Cunha Júnior (2018), e da Coordenadora de Área da Farmácia, Profa. Silvia Staniscuaski Guterres (2019). A partir das visitas e da autoavaliação do PPGCFAR, foram definidas metas e ações relacionadas à produção qualificada, à captação de novos discentes e oferta mínima do número de vagas, à inserção de novos docentes permanentes e colaboradores e à qualificação dos docentes já inseridos no programa.

Em 2019, a CAPES divulgou novas normas de avaliação e diretrizes para a autoavaliação dos PPGs (disponíveis aqui). As novas fichas de avaliação estabelecem requisitos específicos para os planejamentos estratégicos dos PPGs. Desta forma, em 2019, a UFES iniciou uma nova revisão de seus procedimentos de autoavaliação e planejamento estratégico, incorporando as diretrizes da CAPES e adaptando os procedimentos do PROPOS as novas normas de avaliação.

Para atender as novas diretrizes, no segundo semestre de 2019, o PPGCFAR criou a comissão de autoavaliacão (composta por 4 docentes permanentes do programa), a qual elaborou uma proposta de autoavaliação que foi, posteriormente, aprovada pelo Colegiado do programa. A autoavaliação iniciou com a sensibilização dos docentes e dos discentes/egressos (novembro de 2019) pela coordenadora do PPGCFAR, que apresentou os dados do programa e relembrou as metas/ações inicialmente acordadas entre os pares. Todos os egressos do programa foram convidados a responder um formulário sobre autoavaliação, avaliação do programa e coleta de informações sobre egressos, cujo relatório se encontra no link abaixo. Da mesma forma, os discentes concluintes (turma 2018/1) foram convidados e responderam um formulário sobre autoavaliação e avaliação do programa, cujo relatório também está disponível em link abaixo.

No início de 2020 será realizada a segunda etapa, envolvendo a autoavaliação individual e avaliação do programa pelos docentes e colaboradores (com base na matriz SWOT), análise dos dados e elaboração de relatório pela comissão de auto avaliação, divulgação dos dados da autoavaliação e metaavaliação.

Os dados serão, então, utilizados na elaboração do novo planejamento estratégico do PPGCFAR.

Os relatórios do PPGCFAR podem ser acessados nos links abaixo:

Relatório de autoavaliação e acompanhamento de discentes concluintes do PPGCFAR - 2019
Relatório de autoavaliação e acompanhamento de egressos do PPGCFAR - 2019