Campus de Maruipe, Vitória - ES

Autoavaliação e Planejamento Estratégico

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFAR) da UFES foi criado e iniciou seu funcionamento no primeiro semestre de 2014 já inserido em um programa de autoavaliação e planejamento estratégico conduzido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) chamado PROPOS. Conforme proposta da PRPPG, o PROPOS tem como objetivo a melhoria gradual do conceito CAPES dos programas através da implantação de planejamento estratégico com auxílio de consultor externo (https://prppg.ufes.br/autoavaliacao-e-planejamento-estrategico).

Nesse sentido, no período de 2014 a 2019, o PPGCFAR recebeu visita in loco de consultores da área (2014), do vice-coordenador da área, Prof. Armando da Silva Cunha Júnior (2018), e da coordenadora de área da Farmácia, Profa. Silvia Stanisçuaski Guterres (2019). A partir das visitas e da autoavaliação do PPGCFAR, foram definidas metas e ações relacionadas à produção qualificada, à captação de novos discentes e oferta mínima do número de vagas, à inserção de novos docentes permanentes e colaboradores e à qualificação dos docentes já inseridos no programa.

Em 2019, a CAPES divulgou novas normas de avaliação e diretrizes para a autoavaliação dos PPGs (https://www.gov.br/capes/pt-br). As novas fichas de avaliação estabeleceram requisitos específicos para os planejamentos estratégicos dos PPGs. Desta forma, em 2019, a UFES iniciou uma nova revisão de seus procedimentos de autoavaliação e planejamento estratégico, incorporando as diretrizes da CAPES e adaptando os procedimentos do PROPOS as novas normas de avaliação.

Para atender as novas diretrizes, no segundo semestre de 2019, o PPGCFAR criou a comissão de autoavaliação (composta por 4 docentes permanentes do programa), a qual elaborou uma proposta de autoavaliação que foi, posteriormente, aprovada pelo Colegiado do programa. A autoavaliação iniciou com a sensibilização dos docentes e dos discentes/egressos (novembro de 2019) pela coordenadora do PPGCFAR, que apresentou os dados do programa e relembrou as metas/ações inicialmente acordadas entre os pares. Todos os egressos do programa foram convidados a responder um formulário sobre autoavaliação, avaliação do programa e coleta de informações sobre egressos, cujo relatório se encontra no link abaixo. Da mesma forma, os discentes concluintes (turma 2018/1) foram convidados e responderam um formulário sobre autoavaliação e avaliação do programa, cujo relatório também está disponível em link abaixo.

Uma segunda etapa, realizada em 2020, consistiu na autoavaliação individual e na avaliação do programa pelos docentes (com base na matriz SWOT), seguida pela análise dos dados e elaboração de relatório pela comissão de autoavaliação. Os dados foram utilizados para a elaboração do planejamento estratégico 2021-2024 do PPGCFAR (https://farmacia.vitoria.ufes.br/sites/farmacia.vitoria.ufes.br/files/fi...).

Em novembro de 2023, a comissão de autoavaliação foi reestruturada e atualmente, é composta por 3 docentes do programa. A autoavaliação iniciou pela meta-análise dos resultados atingidos por meio das ações realizadas e metas planejadas para o ciclo 2021-2024.

Os formulários da autoavaliação anterior foram atualizados e na autoavaliação da quadrienal 2021-2024 foram empregadas as seguintes etapas: 1) avaliação do PPGCFAR pelos discentes do programa; 2) avaliação do PPGCFAR pelos egressos; 3) avaliação do PPGCFAR pelos docentes permanentes e colaboradores; e 4) autoavaliação individual dos docentes.

Foram realizadas 3 abordagens diferentes: 1) elaboração de matriz SWOT para identificar as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças ao programa; 2) as forças e as fraquezas individuais de cada docente; 3) um plano de ação adaptado do 5W1H para aumentar as forças ou diminuir as fraquezas individuais de cada docente.

Após a análise dos dados e elaboração de relatório da quadrienal 2021-2024 pela comissão de autoavaliação, os dados foram utilizados para a elaboração do planejamento estratégico 2025-2028 do PPGCFAR (link abaixo).

Os relatórios do PPGCFAR podem ser acessados nos links abaixo:

Relatório de autoavaliação e acompanhamento de discentes concluintes do PPGCFAR - 2019
Relatório de autoavaliação e acompanhamento de egressos do PPGCFAR - 2019
Resumo - Planejamento Estratégico do PPGCFAR (2021-2024)

Relatório de autoavaliação e acompanhamento de discentes do PPGCFAR - 2024
Relatório de autoavaliação e acompanhamento de egressos do PPGCFAR - 2024
Relatório de autoavaliação do PPGCFAR
Resumo - Planejamento Estratégico do PPGCFAR (2025-2028)

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