-A A +A
Campus de Maruipe, Vitória - ES

Ementas do Curso de Farmácia - 29 - Versão 2008

PRIMEIRO PERÍODO

BIO07009 - Biologia Celular e Molecular

Células eucarióticas e procarióticas, membranas e trânsito intracelular. Organelas citoplasmáticas. Núcleo celular. Divisão celular. Mecanismos genéticos básicos: duplicação, transcrição e tradução. Expressão gênica. Organização do genoma.

FAR07055 - Introdução à Farmácia 

História da farmácia no Brasil. Ensino de farmácia no Brasil. O âmbito da profissão farmacêutica e o mercado de trabalho. Cuidados com os medicamentos. Farmácia e comunidade. O papel do farmacêutico nos grupos especiais.

FIS07046 - Física Aplicada à Farmácia

Medidas e erros. Gráficos e ajuste de curvas. Termodinâmica e fluidos. Ondas mecânicas e eletromagnéticas. Radiações e física quântica.

MOR07004 - Anatomia

A organização de corpo humano; estudo dos sistemas orgânicos integrados; ósseo, articular, muscular, circulatório, respiratório, digestório, urinário, endócrino, reprodutor, tegumentar, nervoso, sensorial. Constituição e delimitação das regiões do corpo humano: cabeça, pescoço, tórax, abdome e pelve. Anatomia funcional e aplicada de varias regiões do corpo humano.

QUI07075 - Química Geral

Estudo dos conteúdos fundamentais da química e contextualização dos mesmos dentro da área de Farmácia, valorizando as relações entre a ciência Química, a ciência Farmacêutica e as ciências afins. Além do embasamento conceitual necessário, discussão de aspectos comportamentais, éticos e políticos relacionados a esses conceitos, favorecendo a uma postura investigativa e crítica da realidade.

STA07059 - Matemática e Bioestatística

Princípios básicos no planejamento de uma pesquisa. Estudos descritivos.  Estudos caso-controle. Estudos de Coortes. Experimentos aleatórios. Noções de amostragem. Apresentação e descrição de dados. Noções básicas de probabilidade. O modelo de Gauss. Alguns métodos de análise de dados. Noções básicas de limites, derivadas e integrais.

 

SEGUNDO PERÍODO

BIO07048 - Genética

Estudo da estrutura e comportamento de genes e cromossomos. Tipos de herança, citogenética e aberrações cromossômicas. Mutações e Teratogênese. Genética molecular, bases moleculares das doenças genéticas, genética do sistema imune e do câncer. Bases do tratamento das doenças genéticas. Farmacogenética.

MOR07051 - Histologia e Embriologia

Estudo das estruturas e arquitetura microscópica dos órgãos e sistemas que constituem o corpo humano, enfatizando as correlações forma / função. Estudo da fecundação, organogênese e formação dos tecidos fundamentais, enfatizando o papel de medicamentos, drogas e produtos químicos (teratogênese e mutagênese) no desenvolvimento do embrião e formação dos tecidos.

QUI02363 - Química Analítica Qualitativa

Introdução à análise qualitativa. Equilíbrios iônicos. Equilíbrios que envolvem ácidos e bases fracas. Solubilidade. Íons complexos e reações de óxido-redução. Aplicações desses conceitos à análise química. Separação e identificação de cátions e ânions mais comuns.

QUI07047 - Físico-química

Revisão de cálculo. Estado gasoso. Cinética química. Termodinâmica.  Equilíbrio químico e iônico. Soluções e estado coloidal.

QUI07076 - Química Inorgânica

Estudo dos compostos de origem mineral, sua importância, seu impacto no meio ambiente e aplicação dos mesmos dentro da área da Farmácia, valorizando as relações entre a ciência Química, a ciência Farmacêutica e as ciências afins. Análise e discussão das teorias mais atuais que tratam dos compostos de coordenação. Além do embasamento conceitual necessário, discussão de aspectos comportamentais, éticos e políticos relacionados a esses conceitos, favorecendo a uma postura investigativa e crítica da realidade.

QUI07078 - Química Orgânica I

Introdução ao estudo dos compostos do carbono. Alcanos e cicloalcanos. Alquenos. Estereoquímica. Alquinos. Compostos aromáticos.

 

TERCEIRO PERÍODO      

BIO07012 - Botânica Aplicada à Farmácia

Morfologia externa (órgãos) e interna (histologia) de vegetais produtores de substâncias de interesse terapêutico: Angiosperma e Gimnosperma.  Aplicação das principais substâncias produzidas por diferentes plantas na farmacologia.

FSI07010 - Bioquímica I

Estrutura e função de biomoléculas: Aminoácidos, Peptídeos e Proteínas; Carboidratos e Glicoconjugados; Lipídeos; Ácidos Nucléicos; Vitaminas, Coenzimas e Enzimas. Conceito de Bioenergética e aspectos catabólicos e anabólicos do metabolismo. Biossinalização. Integração, regulação e controle do metabolismo. Métodos físico-químicos de análise de biomoléculas.

FSI07045 - Fisiologia

Introdução à fisiologia. Homeostase e mecanismos de controle. Fisiologia da célula neuronal e da célula muscular. Neurofisiologia. Fisiologia do Sistema Cardiovascular. Fisiologia do Sistema Respiratório. Fisiologia Renal. Fisiologia Digestória. Fisiologia do sistema endócrino e da reprodução.

QUI02367 - Química Analítica Quantitativa I

Introdução à análise quantitativa. Erro e tratamento dos dados analíticos. Gravimetria. Volumetria de Neutralização. Volumetria de Precipitação. Volumetria de Óxido-Redução. Titulações Complexométricas. Técnicas Básicas de laboratório. Parte Experimental.

QUI07079 - Química Orgânica II

Haletos orgânicos e compostos organometálicos. Álcoois, fenóis e éteres. Reações de substituição nucleofílica e eliminação. Aldeídos e cetonas. Ácidos carboxílicos e seus derivados. Aminas.

 

QUARTO PERÍODO

FAR07011 - Bioquímica II

Estudo das alterações bioquímicas que ocorrem nas diferentes doenças, bem como os métodos bioquímicos utilizados para detecção dessas alterações. Execução das diferentes técnicas e análise dos resultados. Metabolismo dos carboidratos e estudo das alterações glicêmicas. Metabolismo lipídico e das lipoproteínas. Métodos de separação e dosagem de proteínas. Estudo das enzimas de interesse diagnóstico. Estudo das alterações hepáticas e pancreáticas. Metabólitos nitrogenados e função renal. Equilíbrio hidroeletrolítico. Distúrbios do equilíbrio ácido-base. Mecanismos de ação e análise da produção dos hormônios da tireóide, hipófise, supra-renal e gônadas.

FAR07053 - Imunologia Clínica

Estudo da constituição e funcionamento do Sistema Imune; Estudo das atividades do Sistema Imune correlacionada ás alterações sistêmicas; Resposta imune inata, sistema do complemento, estrutura e função dos órgãos linfóides, receptores de antígenos da célula B e T, geração dos receptores de antígenos dos linfócitos, resposta imune humoral, resposta imune celular, resposta imune humoral e celular em infecções, regulação da resposta imune, auto-imunidade, imunodeficiência congênita e adquirida; Estudos sobre testes imunológicos e suas Interpretações. Reações de precipitação, aglutinação, imunofluorescência e enzimaimunoensaio. Citometria de fluxo. Imunologia de transplantes, rubéola, mononucleose infecciosa, hepatites virais. Imunodeficiências: classificação e diagnóstico. Marcadores tumorais. Estudo dos parâmetros para validação de um teste sorológico. Execução de diferentes métodos imunológicos de diagnósticos e análise dos resultados. Métodos imunológicos para diagnóstico de doenças infecciosas, hipersensibilidades, imunodeficiências e autoimunidade.

PAT07064 - Microbiologia Geral

Estrutura, metabolismo e nutrição bacteriana. Reprodução e crescimento microbiano. Genética de microorganismos. Métodos de controle microbiano. Biologia dos vírus e fungos. Estudo da patogenicidade de bactérias, fungos e vírus. Noções de biotecnologia.

PAT07067 - Parasitologia

Sistemática, morfologia, biologia, ciclo evolutivo, formas de transmissão, imunidade, patogenia, manifestações clínicas, diagnóstico clínico e laboratorial, epidemiologia, profilaxia e tratamento dos agentes biológicos, de importância médica humana, classificados como parasitos, de vida livre ou comensais que acometem o homem.

PAT07068 - Patologia

Introdução à Patologia. Métodos de estudo em patologia. Estudo das bases biológicas básicas envolvidas na etipatogênese geral das lesões. Degenerações. Alterações do interstício. Morte celular. Calcificação e Pigmentação. Inflamação e mecanismos de reparo. Alterações da circulação. Alterações da proliferação e da diferenciação celular. Neoplasias.

QUI07002 - Análise Orgânica Instrumental

Métodos de Análise Instrumental: Espectrofotometria VIS, UV e IV, Ressonância Magnética Nuclear de 1H e de C13 e Métodos Cromatográficos.

 

QUINTO PERÍODO

FAR07033 - Farmacodinâmica I

Estudos dos parâmetros farmacocinéticos e dos fatores que influenciam a absorção, distribuição, biotransformação, e eliminação. Aspectos de farmacocinética clínica. Conceitos de farmacodinâmica. Princípios de desenvolvimento de novos fármacos e perspectivas de terapêutica. Farmacologia do sistema nervoso autônomo. Farmacologia do sistema cardiovascular. Farmacologia do sistema nervoso central. Interações medicamentosas.

FAR07035 - Farmacognosia I

Introdução à Farmacognosia - histórico e conceitos básicos. Produção de drogas. Análise de drogas. Análise de drogas constituídas por folhas, flores, frutos, sementes, cascas, lenhos e órgãos subterrâneos. Legislação de Fitoterápicos. Controle de qualidade de matérias-primas vegetais. Etnofarmacologia.

FAR07037 - Farmacotécnica I

Evolução histórica, definição e importância da Tecnologia Farmacêutica. Farmacopéia. Insumos farmacêuticos e boas práticas de manipulação. Montagem de laboratórios de manipulação de medicamentos magistrais. Teoria e prática da produção de formas farmacêuticas sólidas e líquidas.

FAR07037 - Química Farmacêutica

Estudo dos compostos químicos utilizando medicamentos considerando: análise, síntese, estrutura química, propriedades químicas relacionando com atividades biológicas dos medicamentos.

PAT07062 - Microbiologia Clínica

Estudo das infecções do trato respiratório, gastrintestinal, geniturinário, cardiocirculatório e do sistema nervoso central. Estudo das infecções causadas por vírus. Estudo das micoses superficiais, cutâneas, subcutâneas, profundas e oportunistas.

 

SEXTO PERÍODO

FAR07001 - Análise de Matéria-prima de Medicamentos

Estudo dos métodos instrumentais e técnicas analíticas descritas na Farmacopéia Brasileira e outros códigos oficiais. Identificação e determinação do teor de pureza das matérias-prima dos fármacos de uso terapêutico. Avaliar a qualidade dos mesmos, além de possibilitar o estudo e desenvolvimento de novos processos de análises químicas que possam contribuir para as  soluções de problemas eventuais no exercício da profissão farmacêutica.

FAR07013 - Bromatologia I

Tabelas de composição de alimentos. Pirâmide Alimentar. Legislação e rotulagem de alimentos. Calorimetria. Métodos de análises e aplicações em alimentos. Amostragem. Sistema de garantia de qualidade em laboratório de análise de alimentos. Acidez e pH. Métodos para determinação de composição centesimal de alimentos. Vitaminas. Pigmentos. Escurecimento enzimático e não enzimático. Composição química dos grupos de alimentos. Noções de microscopia de alimentos.

FAR07015 - Citologia Clínica

Citologia cérvico-vaginal. Critérios de pré-malignidade e malignidade em citopatologia. Carcinoma e adenocarcinomas cervicais e carcinoma do endométrio. Exames citológicos de líquidos biológicos de rotina. Uroanálise. Sedimentoscopia.

FAR07034 - Farmacodinâmica II

Farmacologia da dor, inflamação e da resposta alérgica. Estudo dos antiinflamatórios esteroidais e não esteroidais. Estudos dos Antihistamínicos. Farmacologia da asma. Farmacologia das infecções bacterianas, fúngicas, das parasitoses e infecções virais. Farmacologia do sistema endócrino. Farmacologia do sangue. Estudos de Oncofarmacologia. Farmacologia da enxaqueca. Farmacologia da disfunção sexual. Estudos de Farmacogenética.

FAR07036 - Farmacognosia II

Estudo dos principais grupos de metabólitos secundários de interesse terapêutico. Alcalóides, flavonóides, quinonas, taninos, cumarinas, terpenóides, integração do metabolismo primário e secundário. Aspectos botânicos, químicos, farmacológicos e toxicológicos de plantas medicinais utilizadas na produção de fitoterápicos. Métodos de extração, purificação e isolamento de princípios ativos.

FAR07038 - Farmacotécnica II

Teoria e prática da produção de líquidas de uso parental, semi-sólidas, pastosas e de ação prolongada. Estabilidade das preparações magistrais. Controle e armazenamento de produtos magistrais.

 

SÉTIMO PERÍODO

FAR07006 - Assistência Farmacêutica

Panorama geral da Assistência Farmacêutica no setor público (Política Nacional de Medicamentos e Política Nacional de Assistência Farmacêutica). Componentes da Assistência Farmacêutica e seu financiamento. Ciclo da Assistência Farmacêutica e especificidades das suas etapas. Judicialização da saúde. Armazenamento e descarte de medicamentos. Assistência Farmacêutica nas Redes de Atenção à Saúde (RAS). Gestão da Assistência Farmacêutica. Conceitos de Farmácia Clínica e Cuidados Farmacêuticos.

FAR07008 - Bioética e Legislação Farmacêutica

Bioética: conceitos e histórico. As bases da bioética e suas diferentes abordagens. Bioética e saúde pública. Ética farmacêutica e o código de ética profissional. Legislação farmacêutica e sanitária. Organização da profissão farmacêutica.

FAR07014 - Bromatologia II

Noções de microscopia de alimentos. Legislação. Princípios de Tecnologia de alimentos. Aditivos. Embalagens. Nutracêuticos. Análise sensorial. Higienização na indústria de alimentos. Segurança alimentar.

FAR07018 - Controle de Qualidade em Análises Clínicas

O laboratório clínico, organização, funcionamento e legislação. Boas Práticas em Análises Clínicas. Gestão da Qualidade, princípios e implantação da gestão da qualidade. Certificação laboratorial: modelo ISO. Programas de Acreditação de Laboratório Clínico. Indicadores da qualidade. Estatística para a qualidade. Padronização das fases pré-analitica, analítica e pós-analitica. Controle interno de qualidade. Controle externo de qualidade. Aplicação das ferramentas de controle de qualidade nos processos analíticos. Biossegurança em laboratório clínico. Programa de gerenciamento de resíduos no laboratório clínico. Água reagente de laboratório clínico.

FAR07041 - Farmácia Social

Participação integrada em programas de saúde. Farmácia no contexto da saúde da família e comunidade. Boas práticas de dispensação em Farmácia. Inserção social da prática farmacêutica e cuidados com o uso de medicamentos. Relação prática farmacêutica/sociedade.

FAR07049 - Gestão de Empresa Farmacêutica 

O negócio farmacêutico, a gestão de empresas farmacêuticas, empreendedorismo e a empresa farmacêutica. Gestão da Qualidade total em empresas farmacêuticas. Comunicação estratégica e aconselhamento farmacêutico. Marketing farmacêutico. Estratégias de fidelização e satisfação dos clientes. Planejamento estratégico. Boas práticas em Farmácia. Contabilidade e custos.

FAR07050 - Hematologia Clínica

Hematologia geral e citologia do sangue e medula óssea. Imunohematologia. Hemostasia e coagulação. Interpretação de exames hematológicos.

FAR07080 - Saúde Coletiva

Políticas de saúde no Brasil. Modelos assistenciais em saúde. O farmacêutico na atenção básica. O farmacêutico e a equipe de saúde. Epidemiologia e saúde. Indicadores de saúde. Vigilância epidemiológica e sanitária. Saúde ambiental e vigilância em saúde.

FAR07083 - Tecnologia Farmacêutica

Tecnologia farmacêutica industrial. Equipamentos empregados na produção industrial de medicamentos. Estudo da Estabilidade de Medicamentos. Planejamento de produção. Organização de uma planta industrial farmacêutica. Boas práticas de fabricação na indústria farmacêutica

FAR07084 - Toxicologia Geral

Introdução à Toxicologia. Toxicocinética. Toxicodinâmica. Toxicologia Ocupacional. Toxicologia Ambiental. Toxicologia Social. Toxicologia de Medicamentos. Toxicologia de Alimentos. Tópicos Avançados em Toxicologia.

 

OITAVO PERÍODO

FAR07003 - Análises Toxicológicas

Introdução às Análises Toxicológicas. Métodos analíticos de identificação e quantificação de agentes tóxicos. Tópicos Avançados em Análises Toxicológicas.

FAR07019 - Controle de Qualidade em Medicamentos

Conceito de garantia de qualidade nas indústrias farmacêuticas, de cosméticos e de correlatos; Técnicas de amostragem; Métodos de análises de fármacos: Testes físico-químicos aplicadas a formas farmacêuticas líquidas e sólidas; Titrimetria e Métodos cromatográficos e espectrométricos no controle de qualidade; Função dos padrões de referências no controle de qualidade de medicamentos

 

NONO PERÍODO

FAR07039 - Farmácia Hospitalar

Seleção, aquisição, controle, armazenamento, distribuição, dispensação e manipulação de medicamentos e outros produtos farmacêuticos em ambiente hospitalar. Comissões hospitalares. Farmácia Clinica. Cumprimento de tratamento. Tomada de decisões. Informações sobre medicamentos. Cumprimento de tratamento e atenção farmacêutica. Estudo de utilização de medicamento. Farmacovigilância.

FAR07089 - Trabalho de Conclusão de Curso I

A pesquisa em ciências farmacêuticas como processo de construção de conhecimento em saúde.  As linhas de pesquisa em Ciências Farmacêuticas. Estruturação, organização e normatização do trabalho de conclusão de curso. Apresentação de trabalho científico.

 

DÉCIMO PERÍODO

FAR09901 - Trabalho de Conclusão de Curso II

A pesquisa em ciências farmacêuticas como processo de construção de conhecimento em saúde.  As linhas de pesquisa em Ciências Farmacêuticas. Estruturação, organização e normatização do trabalho de conclusão de curso. Apresentação de trabalho científico.

 

ESTÁGIOS CURRICULARES

FAR07026 - Estágio em Análises Clínicas e Toxicológicas

Atualização em parâmetros utilizados em análises clínicas e toxicológicas. Coleta de material biológico para prática de exames laboratoriais. Execução de metodologias. Análise de resultados laboratoriais. Análise de medicamentos e alimentos interferentes em exames laboratoriais.

FAR07027 - Estágio em Farmácia/Drogaria

Constituído como um espaço crítico e reflexivo do processo de ensino-aprendizagem, potencializando em sua completude a articulação de atiudes ético-humanísticas, habilidades e conhecimento em ciências farmacêuticas referentes à prática farmacêutica em seus diferentes contextos.

FAR09902 - Estágio em Áreas Afins

Constituído como um espaço crítico e reflexivo do processo de ensino-aprendizagem, potencializando em sua completude a articulação de atitudes ético-humanísticas, habilidades e conhecimento em ciências farmacêuticas referentes à prática farmacêutica em seus diferentes contextos.

 

OPTATIVAS

DIS10107 - Libras - Linguagem Brasileira de Sinais

A língua de sinais. A representação social dos surdos. A cultura surda. A identidade surda. Sinais básicos na conversação.

FAR06331 - Operações Unitárias na Indústria Farmacêutica

Métodos, técnicas e equipamentos para operações de transformações físicas presentes nos processamentos das indústrias de alimentos, cosméticos, farmacêutica, biotecnológicas e afins.

FAR06332 - Assistência Farmacêutica II

Comunicação farmacêutico-paciente e farmacêutico-profissional de saúde. Aliança terapêutica. Educação em Saúde. Cuidados Farmacêuticos em problemas de saúde autolimitados ou autodiagnosticáveis. Uso de medicamentos isentos de prescrição para problemas de saúde autolimitados. Farmacoepidemiologia: estudo de utilização de medicamentos; tópicos avançados em farmacovigilância; princípios de farmacoeconomia.

FAR06333 - Primeiros Socorros

Princípios gerais de primeiros socorros, biosegurança. Medidas de prevenção de acidentes. Ações imediatas e mediatas em situações de emergência e urgências. Primeiros socorros em situações de emergência e urgências.

FAR06334 - Gestão Farmacêutica

Análise financeira de juros, despesas, receitas, lucros, impostos e taxas. Regimes de capitalização. Equivalência entre capitais. Rendas. Empréstimos clássicos e empréstimos por obrigações. Aplicações. Conceitos gerais de economia. Economia e administração de empresas aplicáveis à área farmacêutica. Noções de marketing e marketing farmacêutico.

FAR07052 - Homeopatia

Fornecer aos acadêmicos conhecimentos básicos da Filosofia homeopática e aprofundar-se na Farmacotécnica homeopática.

FAR07061 - Metodologia Científica em Ciências Farmacêuticas

 A Universidade e a formação do universitário. Evolução do conhecimento. Tipos de conhecimentos. O conhecimento científico. Elaboração de projeto de pesquisa. Tipos de pesquisa. O método científico. Leitura e redação científica. Base de dados em saúde. Produção, comunicação e iniciação científica. Elaboração de trabalhos acadêmicos e monografia.

FAR07085 - Tópicos de Farmacoterapia

A gênese dos fármacos, farmacocinética e farmacodinâmica. Os medicamentos como tecnologia em saúde. Tecnologia de uso medicamentos. Assistência farmacêutica e promoção do uso racional de medicamentos. Estudo de incompatibilidade e interação medicamentos/medicamento e medicamento/alimentos. Reação adversa de medicamentos e farmacovigilância. Farmacoepidemiologia. Protocolos clínicos e Seguimento Farmacoterapêutico das principais patologias. Aconselhamento farmacêutico, promoção de saúde e uso racional de medicamentos.

FAR07087 - Tópicos de Gestão e Garantia de Qualidade

Conceito de qualidade. Qualidade hoje. Evolução da gestão da qualidade. Ferramentas da qualidade. Garantia da qualidade. Normas e padrões de qualidade. Gestão da qualidade. Características que afetam a qualidade. Moderno sistema de qualidade (Deming, Just in time). Implantação e segmento de sistemas de qualidade (qualidade / produtividade). Avaliação da qualidade.

FAR10753 - Tópicos em Atenção Farmacêutica

Protocolos de Atenção Farmacêutica para as doenças de maior prevalência. Semiotécnica em Atenção Farmacêutica. Atenção Farmacêutica em medicamentos não prescritos. Análise de artigos relacionados à prática de atenção farmacêutica no Brasil e no Mundo. Uso racional de medicamentos.

FAR10754 - Biologia Molecular

Introdução a Biologia Molecular: estrutura, organização e função do DNA, RNA e proteínas. Transcrição, replicação, tradução, controle de expressão gênica. Técnicas em biologia molecular: extração de DNA e RNA, eletroforese. Clonagem e tecnologia do DNA recombinante. Hibridização de ácidos nucléicos. Reação em cadeia da polimerase (PCR) e suas aplicações. Marcadores moleculares: RFLP – Polimorfismo de comprimento de fragmentos de restrição. Biologia molecular aplicada ao diagnóstico clínico laboratorial. Diagnóstico molecular de doenças infecto-parasitárias. Testes de paternidade e identificação humana. Sequenciamento de DNA.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900